"A Fé é um salto do escuro para os braços de Deus. Quem não salta, não vê a Deus, não é abraçado, fica apenas no escuro." (Desconhecido)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Santa Cruz terá maior imagem católica do mundo

Publicado por quelsouza em 17 de dezembro de 2008.

A maior estátua da América Latina está sendo construída no município de Santa Cruz – Rio Grande do Norte, que fica localizado a 120 km da capital. A imagem que possui 42 metros é o atrativo principal do Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita erguido no alto do Monte Carmelo. Com quatro metros a mais que o Cristo Redentor, ela poderá ser comparada à Estátua da Liberdade, de 57 metros.
A idéia do Complexo surgiu numa parceria entre a prefeitura e a Paróquia de Santa Rita de Cássia, com o objetivo de aliar o potencial turístico da cidade ao desejo da Igreja Católica de difundir a devoção à Santa. Segundo Padre Aerton Sales, vigário geral da paróquia, o interesse da igreja era de ceder o terreno do Monte Carmelo para a construção de algo que valorizasse a padroeira da cidade. A partir daí a prefeitura desenvolveu o projeto e o encaminhou às esferas federal e estadual para a viabilização do Complexo.
Maquete de Santa Rita, exposta na Igreja Matriz de Santa Cruz - RN

O investimento inicial da obra está orçado em 3,77 milhões de reais, patrocinados pelo Governo Federal através do Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal. O Complexo terá além do monumento, área para eventos com capacidade para 300 pessoas, banheiros, restaurantes, estacionamento, e stand destinados à comercialização de artigos religiosos. A moldagem da santa está em andamento desde o mês de janeiro e deverá ser inaugurada no próximo dia 30 de dezembro. Até o fechamento desta matéria a estátua encontrava-se em suas fases finais, com cerca de 80% de sua construção concluída.
“Nós começamos a fazer todo um esforço para inaugurá-la no dia 30 de dezembro, porém tivemos alguns problemas na estrutura que não nos deu a condição de garantir, mas tudo faremos para tentar ainda o dia 30 de dezembro”, declarou o arquiteto autor da imagem Alexandre Azedo, sobre as especulações a respeito da inauguração da obra. O projeto completo ficará pronto no segundo semestre de 2009.
Diante de tamanho investimento, a população espera que o retorno traga benefícios para a cidade, como empregos diretos e indiretos, valorização da região e desenvolvimento social. A vendedora de artigos religiosos Maria Verônica diz que a expectativa é grande, mas que na sua percepção não viu ainda quase nenhuma mudança, “As pessoas estão colocando muita fé nesse projeto dessa santa, tanto o comércio daqui quanto as pessoas de fora estão pensando em depositar seus investimentos aqui na cidade”.


GALERIA DE FOTOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário