"A Fé é um salto do escuro para os braços de Deus. Quem não salta, não vê a Deus, não é abraçado, fica apenas no escuro." (Desconhecido)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Venerável Edel Quinn

EDEL QUINN - 1907-1944

Era em 1937, na Africa. Um sacerdote holandês conduzia de carro uma jovem irlandesa a uma reunião da Legião de Maria, a alguns quilómetros da Missão. Chegaram a um rio. As águas haviam engrossado tanto que a ponte desaparecera. O sacerdote preparava-se para regressar à Missão, quando a jovem Ihe diz: "Avance, Padre, estou certa de que Nossa Senhora nos protegerá!" Embora aterrado, achou que não deveria resistir a tamanha fé. Alguns homens que ali estavam formaram uma cadeia humana para son¬dar as águas e certificar-se de que a ponte ainda existia. Existia, com certeza. O sacerdote meteu o carro à água e lançou-se cegamente na travessia. A água inundou o motor e as velas, mas, com o impeto, o carro avançou, cruzou o rio e subiu a margem do lado oposto. Uma vez em terra, limpou as velas e experimentou a ignição. O carro pegou com tanta felicidade que puderam seguir e chegar a tempo à reunião.
A jovem era Edel Quinn e o incidente um dos tipicos da sua vida. Partira de Dublim em 1936 com o mandato de fundar a Legião na Africa Oriental e Central. As dificuldades foram enormes, mas enfrentou-as com inabalável fé e coragem. Quando os outros hesitavam, respondia invariavelmente: "Porque nao havemos de confiar em Nossa Senhora?" ou "Nossa Senhora cuidará de tudo! "
Durante cerca de oito anos, apesar de a sua saúde se ir degradando francamente, trabalhou nos vastos territórios que Ihe haviam sido confiados. Pelo seu esforço, centenas de Praesidia e numerosos Conselhos Superiores surgiram de forma duradoura. O resultado foi o alistamento de milhares de africanos no trabalho de evangelização confiado à Igreja.
A fonte de toda a actividade de Edel era a sua profunda união com Deus, sustida por uma oração constante. A Eucaristia, centro da sua vida: "Que desolada seria a vida sem, a Eucaristia!", escreveu ela. A sua devoção a Maria caracterizava-se por uma confiança infantil e generosidade sem limites. Disse que jamais recusaria a Nossa Senhora fosse o que fosse que, em seu entender, Ela quisesse. O Rosário de Maria parecia andar sempre nas suas mãos.
Morreu a 12 de Maio de 1944. Em 1957, o Arcebispo de Nairóbi iniciou o processo para a sua beatificação, tendo sido interrogadas muitas testemunhas, a maior parte delas em Africa e na Irlanda. O seu testemunho, publicado pela Santa Sé, revela não só uma extraordinária santidade, mas uma santidade na sua forma mais atraente. As palavras amor, alegria e paz aparecem em quase todos os testemunhos. O Vigário Geral da Mauricia exprimia o que muitos sentem. quando dizia de Edel: "Quero salientar especialmente a sua constante alegria; sorria sempre; nunca se queixava; estava sempre à disposição de todos, jamais regateando o seu tempo."
Pertence à Santa Sé ajuizar da sua heróica santidade. Entretanto, centenas de Bispos escreveram ao Santo Padre, em apoio da sua Causa, acentuando muitos deles, como se compreende, a importância especial da sua beatificação para os jovens do nosso tempo. Como diz um Cardeal espanhol, Edel é "uma imagem da eterna juventude da Igreja". ***
Existe uma Imagem de Nossa Senhora pertencente a Edel. Quando estava a morrer, um sacerdote levantou-a diante dos seus olhos; Edel olhou para ela, sorriu e expirou.
--------------------------------------------------------------------------------

ORAÇÃO

Eterno Pai, eu Vos agradego a graça que concedestes à Vossa serva Edel Quinn, de se esforçar por viver sempre na alegria da Vossa presença; eu Vos agradeço a irradiante caridade infundida no seu coração pelo Vosso Espirito Santíssimo, e a força que ela hauriu no Pão da Vida, para trabalhar até à morte pela glória do Vosso nome, em amorosa dependência de Maria, a Mãe da Igreja. Confiado, ó Pai Misericordioso, em que a sua vida Vos tenha agradado peço-Vos me concedais, por sua intercessão, o favor especial que agora Vos imploro..., e torneis conhecida por meio de milagres a glória de que ela goza no céu, para que possa ser também glorificada pela Vossa Igreja na terra, por Cristo Nosso Senhor. Amem

Coloca o meu pedido nas mãos de Maria, para quem Edel se voltava em todas as suas necessidades.

Ave-Maria...

Todos os favores atribuídos à intercessão de Edel Quinn deverão ser comunicados a qualquer Conseiho da Legião de Maria ou directemente ao Concilium Legionis Mariae, De Montfort House, North Brunswick Street, Dublin, Ireland.

Se deseja conhecer com maior desenvolvimento a vida encantadora de Edel Quinn e ao rnesrno tempo, de forma agradável, a Legião de Maria, peça EDEL QUINN. à LEGIÃO DE MARIA, Lago de S. Domingos, 57 - Porto.

                                                                                                                        Com apravação eclesiástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário